Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

sábado, 19 de março de 2011

Esse cara é lunático!


Collor é o único ex-presidente que não cumprimentou Michelle: detalhes do almoço de Obama ao lado de Dilma no Palácio do Itamaraty


BRASÍLIA - Quando chegaram no ambiente do almoço no Palácio do Itamaraty, Michelle, primeiramente, e logo Barack Obama foram cumprimentados por todos os ex-presidentes presentes - José Sarney, Itamar Franco, Fernado Henrique Cardoso, com a exceção de Fernando Collor, que resolveu não saudar o casal no momento. Ele estava sentado na mesma mesa do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o governador Simão Jatene (PSDB-PA).

O atual presidente do Senado, José Sarney, e FHC conversaram em pé por cerca de 10 minutos, e foram cumprimentados pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que demonstrou grande intimidade com eles, colocando até mão no ombro dos ex-presidentes.
No salão estavam dispostas 25 mesas para 150 convidados. Cada uma era ocupada por oito pessoas. Todas menos a mesa principal estavam nomeadas com nomes de árvores de origem na América do Sul (Castanheira , Pau-brasil, Gequitibá, Carnaúba, etc) e na América do Norte (Oak, Maple, Aspen, Hawthorne, etc).
Na mesa principal, única que não que ganhou nome, estavam a presidente Dilma, o presidente dos EUA, Barack Obama junto à primeira-dama Michelle Obama, Antônio Patriota, Ministro da Relações Exteriores, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, e embaixador do Brasil nos EUA, Marco Viega.
Em uma mesa chamada 'Amdiroba', estavam Humberto Costa, líder do PT no Senado, o governador Romero Jucá (PMDB-RR), e o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB-AL). Na mesa 'Pine' estavam o presidente do Bando Central, Alexandre Tombini e o Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams.

Fonte: Collor é o único ex-presidente que não cumprimentou Michelle: detalhes do almoço de Obama ao lado de Dilma no Palácio do Itamaraty - O Globo

sexta-feira, 18 de março de 2011

Facebook is hiring. Wanna a job? Send your resume in English.


Facebook inicia contratações em São Paulo

Rede social procura diretor de operações no Brasil; ao todo são cinco oportunidades para diferentes cargos

Facebook
Facebook contratará um recrutador, o que significa que novas vagas poderão ser criadas em breve (AFP)
Que tal entrar para o time de Mark Zuckerberg? Agora, vai ficar mais fácil. O escritório de São Paulo da rede social Facebook, finalmente, começa a procurar profissionais para a operação brasileira.
Por enquanto, são apenas cinco oportunidades em aberto. Duas para a área de operações de vendas online. Outras duas para o setor de vendas internacionais. Para fechar, há uma vaga destinada a recrutador – o que indica que muitas outras oportunidades aparecerão por aí. A expectativa é que o Brasil também entre no circuito de disputas entre Google e Facebook por profissionais.
Em meados de fevereiro, a rede social de Mark Zuckerberg contratou Alexandre Hohagen, até então vice-presidente do Google para América Latina, para assumir a operação do Facebook no Brasil. Entre as oportunidades em aberto, o Facebook procura um diretor de operações e vendas online da América Latina e do Sul. Para atuar nesse cargo é preciso ter no mínimo 15 anos de experiência em vendas online. Desses, cinco voltados para gerenciamento da área. Além disso, o profissional deve ter experiência internacional, curso de MBA e profundo entendimento do mercado latino-americano.
Os currículos devem ser enviados em inglês para a página de carreiras do Facebook.
No fim de fevereiro, o Google anunciou a contratação de cerca de 125 pessoas no Brasil. De acordo com o porta-voz da companhia, as oportunidades serão distribuídas entre todas as áreas. Destaque para o setor de anúncios e mobile, que apresenta o maior índice de crescimento na companhia.

Fonte: Facebook inicia contratações em São Paulo

Geração Prozac: os jovens e a depressão | Foco em Gerações


Que os jovens da sociedade de hoje são ansiosos, acelerados e rápidos em suas ações já não é novidade para ninguém. Cada vez mais, lemos artigos e temos acesso a pesquisas que evidenciam tais características, entre outras, no perfil da chamada geração Y.
Mas, em certos momentos, como psicóloga, me pergunto se esses comportamentos de extrema euforia não seriam a face oposta dos sintomas depressivos que, por vezes, podem vir a assolar esses jovens no contexto em que vivemos hoje.
Sabemos que a mania é o outro lado da moeda da depressão e, apesar de se assemelhar à excitação advinda da felicidade, ela pode ter efeitos bem contrários na mente dos indivíduos.
A partir desse posicionamento, pode surgir a pergunta: que motivos esses jovens teriam para se sentirem deprimidos? Eles recebem a melhor educação que seus pais poderiam oferecer, estudam em ótimas escolas, freqüentam os lugares mais “badalados” e entram para trabalhar na empresa dos sonhos de todo X e baby boomer!
Todas essas circunstâncias podem, de fato, trazer grandes motivos de orgulho a essa geração. Porém, vale a pena entender que, para eles, status, honra e benefícios nem sempre trazem uma completa realização.
Sim, eu sei que o conceito de felicidade é amplo e bem diverso, mas o que estou querendo dizer é que, mesmo tendo tudo, muitas vezes podemos nos sentir insatisfeitos. Tristes. Desolados. Deprimidos.
Acredito que o grande mal da atualidade seja realmente este: ficar triste tornou-se sinônimo de pecado. A qualquer leve sinal de desânimo, enganamo-nos com Prozac e seus derivados, afinal, “temos que seguir em frente”…
Fica o questionamento: até quando nos bastará o fato de sermos ótimos alunos, excelentes filhos e profissionais exemplares? Em que momento seremos olhados a fundo, tendo a possibilidade de suprir as necessidades mais primárias que promovam o alívio da depressão do mundo moderno?
Enquanto busco as minhas (nossas) respostas, vou ali tomar meu antidepressivo… Volto já!

Por Tatiana Kielberman

Fonte: Geração Prozac: os jovens e a depressão (Grupo Foco)
Como liderar o seu chefe e fazer mudanças na empresa

De acordo com o “Livro de Ouro da Liderança” de John Maxwell a palavra liderar significa influenciar pessoas. Se partirmos deste princípio podemos especular que toda vez que influenciamos e persuadimos o nosso chefe, ele está sendo liderado por nós.
Veja como a história dos irmãos McDonald’s comprovam a teoria da influência e liderança. Dick e Maurice McDonald fundaram a primeira loja em Pasadena nos EUA e perceberam a oportunidade de expandir o seu negócio através de franquias. Em 1952 começaram a procurar interessados e conseguiram convencer apenas 15 pessoas a comprarem a sua franquia, das quais apenas 10 realmente abriram as portas. Insatisfeitos com os resultados os irmãos se associaram a Ray Kroc, que entre 1955 e 1959, conseguiu abrir cem restaurantes. Quatro anos depois, contava com quinhentos McDonald’s.
A capacidade de influência e persuasão ( liderança ) de Kroc era infinitamente maior que a dos irmãos que eram ótimos proprietários de restaurante. Sabiam administrar um negócio, tornar seus sistemas eficientes, cortar gastos e aumentar lucros. Eram gerenciadores eficientes, mas como líderes, isto é, influenciadores, estavam longe da excelência, pois não conseguiam convencer as pessoas a comprarem o sua fantástica franquia.
A história dos irmãos McDonald´s pode estar se repetindo com você, isto é, você tem uma bela ideia ou uma fantástica inovação para a sua área ou para a empresa, mas não consegue convencer as pessoas disto.
Gostaria de apresentar a você cinco dicas preciosas para você liderar a sua liderança, isto é, convencê-los sobre aquilo que acredita:
  • CONFIANÇA: antes de vender uma ideia ao seu superior tenha a convicção de que ele o considera uma pessoa confiável e assertiva, pois na maioria das vezes os chefes dizem NÃO “as pessoas” e não “as ideias”, simplesmente porque não confiam que elas realizarão um bom trabalho ou que tenham boas ideias. Antes de vender ideias venda assertividade e confiança.
  • CONHECIMENTO: o primeiro ponto que você deve aprimorar é o conhecimento daquilo que você pretende mudar. Seu chefe deve sentir segurança na sua fala, portanto esteja embasado para responder com supremacia a qualquer pergunta que ele faça para você. Se o seu objetivo é a liberação de uma verba extraordinária para vincular uma nova propaganda em algum site da internet, tenha detalhadamente os números de acessos, quem são os leitores, horários de maior visualização e etc. Muitas vezes a informação completa alinhada com a confiança já determina o convencimento.
  • ENTUSIASMO: Você está totalmente convencido que a sua ideia é extraordinária? Você precisa apresentar o seu projeto com convicção e alegria demonstrando ao seu chefe que a possibilidade de êxito é certa, se você não estiver convencido de que sua ideia é fantástica provavelmente o seu chefe também não a achará. Apresente antes sua ideia para outras pessoas, talvez elas tragam a luz “gaps” que devem ser ajustados antes da apresentação final.
  • TENHA UM PLANO B: Caso não tenha sucesso após demonstrar conhecimento e vender sua ideia com entusiasmo, apresente um plano B para testá-la. Caso esteja querendo uma verba para viajar para outra cidade com o objetivo de aumentar as vendas e não está conseguindo este consentimento, solicite a permissão para fazer ligações a empresas deste novo local oferecendo os produtos por telefone avaliando assim a receptividade, e após colher estes dados diga que apresentará uma planilha demonstrando o interesse ou não das empresas no produto. Com o plano B você deixa a sua ideia viva para reflexões futuras.
  • PERSISTÊNCIA: Não desistir é uma das principais características do poder de influência e persuasão, pois ao persistir você reavalia novas formas de fazer ou até mesmo de refletir se cometeu algum erro nos pontos anteriores. Será que sou de confiança? Será que o conhecimento foi suficiente para vender a ideia? Expressei-me com entusiasmo? Apresentei um plano paralelo para aquilo que desejava?
Para finalizar quero deixar para você a célebre frase do grande pensador Napoleon Hill, para que ela te inspire a cada vez mais lutar por aquilo que você acredita e considera importante para você e para a empresa que você trabalha:
“O homem que realmente deseja alguma coisa sempre encontra um caminho, aquele que não deseja tanto assim sempre encontra um obstáculos.

Fonte: Como liderar o seu chefe e fazer mudanças na empresa

Parabéns pela bela ação, TIM. Isto é Civilidade.


TIM não vai cobrar ligações para o Japão

De acordo com a TIM, as ligações para qualquer cidade japonesa serão gratuitas independentemente do tempo de conversa e do horário da ligação.

Loja da TIM

Loja da TIM: segundo as ligações feitas a partir do telefone fixo com o código DDI da TIM também terão custo zero




São Paulo – Por conta das recentes tragédias do Japão, a operadora TIM decidiu não cobrar dos clientes pelas ligações feitas ao país.
O benefício, que funciona nos celulares pós e pré-pagos, começa a valer a partir do próximo dia 20 (domingo) e termina no dia 31. Mas para não ter a ligação tarifada, o usuário terá que usar, obrigatoriamente, o código 41 da TIM na chamada DDI.
As ligações feitas a partir do telefone fixo com o código DDI da TIM também terão custo zero.
De acordo com a TIM, as ligações para qualquer cidade japonesa serão gratuitas independentemente do tempo de conversa e do horário da ligação. Não é necessário cadastro ou contratação de planos adicionais para usufruir do benefício.
Telefônica reduz preços
A Telefônica, que viu aumentar em 10 vezes o volume de ligações para o Japão nos últimos dias, também reduziu o valor das chamadas para o país.
Agora, a operadora cobra R$ 0,10 o minuto da ligação de fixo para fixo – antes da tragédia, o preço era de R$ 2,00. Já as ligações para os telefones celulares do Japão foram reduzidas para R$ 0,70 o minuto.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mercado se aquecendo...

Mais uma seguradora chega ao Brasil para acirrar a concorrência


Uma das coisas boas do crescimento da economia brasileira é o aumento da concorrência entre as empresas. Por exemplo. Tente fazer uma cotação de seguro automóvel em qualquer site. Perderá um tempão preenchendo dezenas de formulários e no final alguém entrará em contato com você. Ou seja. É bem difícil e demora pelos menos uma semana para ter todas as cotações. Obviamente é melhor consultar um corretor de seguros e em até três dias terá algumas cotações.
Isso acontece porque as seguradoras não permitem cotações online. Por um motivo óbvio. Se os consumidores tiverem rapidamente a cotação de preço, será deflagrada uma verdadeira guerra de preços. Mas esse acordo de cavalheiros está com os dias contados, pelo que tudo indica. Hoje mais uma notícia que me faz acreditar nisso.
Chega ao Brasil a seguradora israelense Direct Insurance – Financial Investment Ltd, que tem entre os acionistas o Banco Mundial entre outros investidores. O investimento nesse projeto chega a R$ 400 milhões. A seguradora, com custos baixos comparados a uma seguradora tradicional, vem para conquistar os clientes que querem comprar seguro de carro sem corretor e com grande foco em agradar os internautas que buscam agilidade, transparência e serviços. Com certeza, a Direct Insurance estimulará a concorrência, principalmente no que diz respeito a agilidade e preço.
Fonte: http://vocesa.abril.com.br

Sem filme queimado


No trabalho, parecer é tão importante quanto ser. Aqui, uma reunião de atitudes que podem afetar sua imagem dentro da empresa e contar pontos negativos para sua carreira


 - Crédito: Índio San
NO CAFÉ 
Regra número 1 das conversas no café: segure até o fim para não falar mal de ninguém. “Na avaliação de desempenho, os chefes vêem esse comportamento como algo péssimo”, diz Julio Sergio Cardozo, consultor de gestão, de São Paulo. Nesse caso, o melhor é dizer diretamente suas queixas ao interessado. Assim, quando alguém tiver algo de ruim a falar sobre você, vai lembrar de fazer o mesmo.
NO CAFÉ 2
Não conte sua vida privada no café. As paredes no trabalho não tem apenas olhos — ouvidos também.
CORREÇÃO BÁSICA

Antes de enviar e-mails, releia-os. Ou, se estiver complicado demais, peça para alguém ler. Erros de português, embora a língua esteja em desuso entre muitos executivos, queimam seu filme demais. “Falar português perfeito é ponto essencial para qualquer profissional”, diz a consultora de imagem corporativa Renata Mello, de São Paulo.
SUSTENTABILIDADE 

Por mais que você não se interesse por sustentabilidade, não dá para assumir que hoje você não liga para o assunto. É básico em termos de carreira. Por isso, desligue o computador, separe o lixo, não peça mais impressões do que você precisa e diga que é “verde” até o fim.
COMEMORAÇÃO DISCRETA

Noivou, ganhou um carro novo ou ganhou uma bolada na loteria? Vale o mesmo. Se você quiser comemorar entre seus mais próximos, chame todos para um almoço e conte a novidade. Mas não fique fazendo festa a cada minuto.
EXISTE VIDA LÁ FORA 

Se o seu fim de semana foi divertido e você quer compartilhar com as pessoas mais próximas, tudo bem, mas não conte em alto e bom som para todo mundo as coisas que fez. Além de despertar a inveja dos colegas que ficaram em casa solitários, sem amigos, dá a impressão de que você ainda está com a cabeça fora do escritório... Ainda.
FESTA DE TRABALHO

No evento da empresa, beber demais e ser o último a sair, já cambaleando, pega muito mal. Festa de firma não é festa, é trabalho. Sua imagem continua sendo monitorada por todos os que trabalham com você (dificilmente vai ter um big boss dançando sem sapatos, repare).
DECORAÇÃO
Cuidado com as fotos na sua baia: você de sunga branca no réveillon só é legal para sua mãe ver. Na sua mesa ou baia, coloque uma foto da família ou sua mesmo, mas nada muito espalhafatoso ou que chame a atenção demais. Discrição é o melhor negócio.
POR DENTRO DA NET
Entenda de tecnologia: não saber o que é uma rede social, como funciona o iTunes ou o FaceBook, enfim, coisas básicas para a sobrevivência nesse mundo tecnológico, faz você parecer saído do Jurassic Park. Fique em dia.

NADA DE “MEIAR”

No restaurante, mesmo que você esteja com o chefe, nem pense em dividir a conta, caso você tenha feito o convite. Banque tudo. Mais que isso, sempre dê caixinha e nunca reclame que o confit de pato está caro. Afinal, seus convidados devem valer o preço da conta.
CONVITES
Se você vai fazer uma comemoração e não quer chamar a todos, tem o direito. Mas deixe claro aos convidados que é um evento íntimo. Se alguém entre os que não foram convidados perguntar (não deveria, mas sempre tem quem faça isso), aja naturalmente. Diga que você só chamou os mais próximos e familiares.

VOCÊ ENTRE OS GRANDES

Um pouco de conhecimento geral sobre esse mundo corporativo é bom. Saber quem são Murdoch, Steve Jobs e outros nomes dos negócios mundiais pode não mudar sua vida, mas melhora sua conversa. E, mais que isso, inclui você na rodinha dos chefões, que estão sempre falando dos grandes.

Fonte: VOCE S/A - O Seu portal de gestao de carreira

terça-feira, 15 de março de 2011

Desses, já li e tenho comigo 4 publicações.

7 autores de cabeceira

Não dá para perder tempo nem dinheiro com livros que têm jeitão de autoajuda. Se você quer crescer na carreira, confira estas dicas


PETER DRUCKER
O MESTRE DOS MESTRES


Comece com Drucker – O Homem que Inventou a Administração(Campus/Elsevier). Na verdade, todos os livros dele deveriam estar nesta lista, pois Drucker é da categoria "obra completa". O livro recomendado traz uma coletânea dos artigos mais importantes do autor, publicados pela Harvard Business Review. Drucker é o grande mestre da administração. Ele a tornou uma disciplina respeitada e mostrou que seus princípios têm aplicação no dia-a-dia das empresas e na vida dos profissionais. “A fantástica lucidez de seu pensamento possibilitou uma diversidade de novas idéias, em especial sobre processos e pessoas, e fez expandir a visão sobre gestão”, diz o consultor Gutemberg de Macêdo. O consultor Luiz Carlos Cabrera, que foi aluno do mestre, completa: “Drucker viveu num tempo em que os processos industriais, econômicos e comportamentais estavam em plena transformação, o que possibilitou que ele pensasse e escrevesse sobre a carreira, a gestão de pessoas e seus desafios”. Hoje os novos pesquisadores focam em questões muito específicas. Peter Drucker nasceu na Áustria, onde viveu até a adolescência. Estudou na Alemanha até a ascensão do nazismo. Aos 26 anos, casado com Doris Drucker, emigrou para os Estados Unidos, onde foi economista, analista financeiro, jornalista, conferencista, consultor, autor e professor. Ele morreu em novembro de 2005, aos 95 anos. 


PETER SENGE


A Quinta Disciplina (Editora BestSeller)

Esse livro apresenta o conceito “da organização que aprende” — inovador nos anos 90 e ainda hoje na ordem do dia. Para Senge, o crescimento das empresas está mais relacionado à capacidade de aprender de seu pessoal do que com a estrutura material e tecnológica. Mas ele afirma que aprender não tem a ver com memorização ou com a cópia de estilos de comportamento. E não espere que os outros mudem antes de você mesmo. “Seu conceito criou uma vantagem competitiva, pois hoje todos têm de se renovar e aprender sempre — as pessoas, as organizações e as nações”, diz o professor Eugenio Mussak. Peter Senge é diretor do Programa de Aprendizagem Organizacional e Raciocínio Sistêmico na Faculdade de Administração Sloan, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.


DOMENICO DE MASI

O Ócio Criativo (Editora Sextante)
Domenico De Masi constrói nesse livro a idéia de que as pessoas devem trabalhar, aprender e ter prazer — tudo ao mesmo tempo, agora. Ele quer dizer que o trabalho é um meio importante para atingir nossos objetivos (sucesso material, entre outros), mas que, sem prazer, vamos todos enlouquecer. “Ele contesta a idolatria ao trabalho. Ao mesmo tempo, Domenico faz uma linda defesa do tempo livre”, diz o professor Antonio Carvalho Neto. De Masi nasceu no sul da Itália, morou em Nápoles, Milão e Roma. Prodígio, aos 22 anos já lecionava na Universidade de Nápoles. Mais recentemente assumiu a cadeira de professor de sociologia do trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma. É o fundador e também o diretor da S3 Studium, escola de especialização em ciências organizacionais.

JIM COLLINS

Empresas Feitas para Vencer (Editora Campus/Elsevier)
O autor mostra os princípios atemporais do processo de transição de boa empresa para a grande organização. O livro foi escrito a partir de uma pesquisa com companhias americananas e apresenta os fatores que criam organizações duradouras de qualquer setor da economia. Não é à toa que presidentes de grandes companhias têm esse livro como uma excelente obra. Existe no mercado uma profusão de empresas que pegam carona numa onda de crescimento e depois acabam estourando, como uma bolha. Tome o máximo cuidado com elas. Jim Collins começou sua carreira na escola de negócios da Universidade Stanford (EUA), onde recebeu o Prêmio de Eminência no Ensino, em 1992. Depois, fundou seu próprio laboratório de estudos sobre gestão, onde atua como pesquisador.

DANIEL GOLEMAN

Inteligência Emocional (Editora Objetiva) 
Este é um livro que, de acordo com Cabrera, o autor mirou num público e acertou em outro. É que Daniel Goleman escreveu a obra para a comunidade científica, mas foi descoberto pelos executivos e caiu no gosto do mundo corporativo. “A vantagem é justamente essa: pegar o conceito de inteligência emocional e aplicá-lo na empresa”, diz Cabrera. O autor investiga questões polêmicas por meio de uma “viagem” pelo cérebro humano e demonstra que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência das pessoas. Seu objetivo é ensinar como atuar diretamente sobre a inteligência emocional, para que problemas comportamentais sejam “deletados”. Goleman é presidente do Emotional Intelligence Services, consultoria com sede em Massachusetts (EUA).

THOMAS FRIEDMAN

O Mundo É Plano (Editora Objetiva)
Ao explorar o acontecimento econômico mais importante da última década — a transferência de tecnologia e de capital para a Índia e China —, o autor revela outros países que ingressaram na cadeia socioeconômica global, o que permitiu que a riqueza se multiplique nas classes médias dos países emergentes. Para você interessa saber que a sua carreira depende da compreensão desse fenômeno. Thomas Friedman vive em Maryland, nos Estados Unidos. Ele escreve para o jornal The New York Times e conquistou três vezes o Prêmio Pulitzer por sua coluna de política externa.



JOEL DUTRA

Competências** (Editora Atlas)

A obra de Joel Souza Dutra trata do conceito “competência”. Ele faz uma reflexão dos equívocos e dos futuros desdobramentos desse tema em empresas consideradas modernas por sua gestão de pessoas. É interessante conhecer que t ipo de profissional o mercado valoriza e mantém em alta para você mesmo conhecer sua empregabilidade. Joel Dutra é professsor da FEA-USP e da FIA e tem experiência em concepção e implementação de sistemas de gestão de pessoas, e na adaptação de estruturas globais de recursos humanos para a realidade brasileira.




* Os sete especialistas ouvidos para esta reportagem são: André Fischer, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA); Antonio Carvalho Neto, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Betania Tanure, consultora e professora da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, entre outras instituições; Eugenio Mussak, consultor e professor da FIA; Gutemberg de Macêdo, consultor; José Valério Macucci, professor do Ibmec São Paulo e da Business School São Paulo; e Luiz Carlos Cabrera, consultor e professor da Eaesp-FGV. Cabrera, Gutemberg e Mussak são colunistas da você s/a.



** O nome completo do livro é Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna

Se a moda pega...

Assédio via MSN gera indenização por dano moral.

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) manteve a decisão que condenou uma revenda de veículos a indenizar uma vendedora por danos morais decorrentes de assédio sexual.
De acordo com o processo, a autora da ação era assediada por outro vendedor por meio do MSN, um programa de mensagens instantâneas via Internet utilizado na empresa como meio de comunicação entre os empregados.
No recurso contra decisão do primeiro grau, proferida pela Juíza Odete Carlin, da Vara do Trabalho de Cruz Alta, a empresa alegou que a autora e o assediador tinham a mesma posição hierárquica, exercendo a função de vendedores.
Preliminarmente, o relator do acórdão, Desembargador Fabiano Castilhos Bertolucci, destacou que embora o assédio sexual normalmente decorra da relação de poder entre as partes, isso não é essencial para sua configuração.
Mesmo assim, sublinhou o Magistrado, o preposto da reclamanda confirmou que o assediador tinha uma posição diferenciada na empresa, por ser o mais antigo. Ele orientava outros vendedores e tinha influência até mesmo na admissão de empregados.
Em depoimento, um gerente da revenda informou que a reclamante apresentou a ele o histórico impresso das conversas do MSN. O assediador estava presente e argumentou que tudo era uma brincadeira. O mesmo gerente também confirmou que o vendedor foi despedido devido ao episódio.
Para o Desembargador, essa informação corroborou com a tese da reclamante. "Como se vê, os elementos de prova dos autos apontam para a ocorrência do episódio de assédio sexual no contexto do contrato de trabalho, em afronta à liberdade sexual da empregada e demais direitos de sua personalidade". Cabe recurso.
( 0130700-29.2009.5.04.0611 )


Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região Rio Grande do Sul, 15.03.2010


Site original: Granadeiro Guimarães Advogados / Clipping

4 vídeos sobre Geração Y que você precisa ver

Abaixo 4 vídeos (desses achados no YouTube) que são incríveis.

A consultora Eline Kullock mostra quais são as principais características da Geração Y:
Uma ótima reportagem, que explica muito sobre o que somos e os conflitos entre gerações:
Entenda a Geração Y de uma forma muito Y. Esse vídeo foi muito divulgado e merece ser visto:
Um dos melhores vídeos. Engraçado e divertido (não deixe de assistir):

segunda-feira, 14 de março de 2011

Excelente matéria sobre uso de cartões de crédito.


Use melhor seu cartão

Fuja das dívidas e conheça os benefícios que você tem em mãos

Em janeiro deste ano, a emissão de cartões de crédito cresceu 19% em relação ao mesmo mês do ano anterior. "O crescimento da economia nos últimos anos aumentou as vendas no comércio e as pessoas substituíram o dinheiro e o cheque pelo cartão", diz Marcelo Noronha, diretor de comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em São Paulo. A expectativa é que este ano o número de cartões chegue a 135 milhões, 9% a mais que em 2008. A expansão do cartão de crédito como meio de pagamento prosperou porque o mecanismo é rápido e fácil de usar. “Para o cliente que quer viajar é interessante ter um cartão que permita acumular pontos e trocar por passagens aéreas”, diz Erick Luiz, vice-presidente de produtos da Mastercard, em São Paulo. Há bancos que oferecem cartão de crédito específico para aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com anuidade gratuita para quem tem conta no banco. O pagamento das despesas é descontado diretamente do valor da aposentadoria que o cliente recebe.

ABRA O OLHO!

Para quem não consegue controlar gastos, o cartão de crédito pode ser um pesadelo. Quem paga a fatura após a data de vencimento, parcela a dívida ou paga o valor mínimo devido precisa arcar com a taxa de juros, que chegou a 10,68% em abril, em média, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O ideal para quem não consegue organizar as contas é optar por limite baixo do cartão para gastar menos ou, em casos mais drásticos, abandonar o plástico. "Um grande erro é usar o cartão para parcelar a fatura", diz Miguel José de Oliveira, vice-presidente da Anefac. A dívida aumenta progressivamente e, na maior parte das vezes, fica impossível liquidar o valor devido. Se este for o seu caso, não se desespere. Procure a administradora do cartão e tente renegociar. Quanto mais cartões, mais dívidas e maior a exigência de controle financeiro. “O consumidor que tem mais de um cartão tem um gasto desnecessário com anuidade, porque a maioria dos cartões é aceita em qualquer estabelecimento”, diz Miguel.


As diferentes bandeiras
Veja as três principais bandeiras que administram os cartões de crédito e saiba qual é o diferencial delas:


A American Express oferece duas plataformas de cartões: compra e crédito. Na primeira, não há parcelamento mínimo da fatura e existe cobertura hospitalar internacional. E para todas as categorias de cartão de crédito não há cobrança de anuidade.


A Mastercard oferece quatro modalidades de cartão de crédito: desde um produto mais básico até um cartão mais completo. No geral, os benefícios são cobertura hospitalar, seguro de automóveis e reembolso de despesas médicas.
A Visa tem quatro tipos de cartão de crédito: da categoria feita para quem está começando a vida financeira até a mais sofisticada, destinada a quem está buscando conveniências e comodidades.


Fonte: http://vocesa.abril.com.br/organize-suas-financas/materia/use-melhor-seu-cartao-484781.shtml