Publicado em 18.08.2010 por Rafael Seabra em Empreendedorismo
Você quer (ou precisa) investir num negócio próprio, mas não sabe por onde começar? Talvez adquirir uma franquia seja um bom negócio. Claro que, como em qualquer investimento que fazemos, é necessário estudar antes sobre o assunto, para entender o mercado, analisar as vantagens e desvantagens entre comprar umafranquia ou abrir um negócio independente.
Considerando a taxa média de mortalidade das franquias, trata-se, sem dúvidas, de um ótimo negócio. Taxa de mortalidade é o levantamento de quantas empresas sobrevivem durante um determinado período. No caso das franquias, a taxa de mortalidade do setor é estimada pela Associação Brasileira de Franquia – ABF em apenas 5% nos três primeiro anos, enquanto que nas demais micro e pequenas empresas situadas no Estado de São Paulo, conforme levantamento realizado pelo SEBRAE/SP, esta taxa é de 46%.
Essa diferença se deve em parte ao fato de que numa boa franquia o modelo de negócio que é repassado ao franqueado já foi testado com sucesso por seu franqueador. Assim, o franqueado adquire uma empresa bem estruturada, recebendo na compra da franquia toda a tecnologia e conhecimento (know-how) responsável pelo sucesso daquele negócio.
Entretanto, existem alguns fatores que podem comprometer o sucesso do futuro negócio e que por isso mesmo devem ser analisado com muito cuidado pelos futuros franqueados. Entre eles posso destacar o perfil do franqueado (você é uma pessoa muito independente?), dedicação ao negócio(está disposto a se dedicar inteiramente e por um bom tempo?) e tempo para retorno do investimento (consegue suportar o tempo mínimo?). Para saber mais, sugiro a leitura dos artigos “Qual o melhor investimento?” e “Franquia é um bom negócio?“, além de visitar o site da Associação Brasileira de Franchising.
Se você se identificou com o negócio, estudou adequadamente o tema e quer entrar no mundo das franquias, mas acha que não tem dinheiro suficiente para o investimento inicial, prepare-se para conhecer as 10 franquias mais baratas do Brasil (de acordo com a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios):
- Kumon: atua no setor de treinamento e cursos, com foco no ensino complementar. O investimento inicial é de R$ 10.900.
- EstudoMais: atua no setor de treinamento e cursos, com foco no reforço escolar. O investimento inicial é de R$ 12.900.
- Petcursos: atua no setor de treinamento e cursos, com foco cursos profissionalizantes. O investimento inicial é de R$ 19.500.
- Essência do Perfume: atua no setor de cosméticos, perfumaria e farmácia, com foco nocosméticos e perfumes. O investimento inicial é de R$ 20.000.
- The Kids Club: atua no setor de ensino de idiomas. O investimento inicial é de R$ 20.000.
- Health Cred: atua no setor de serviços financeiros e consultoria, com foco em cartões de crédito e financiamento. O investimento inicial é de R$ 27.000.
- Bestdry Estética Automotiva: atua no setor de veículos, com foco em lava-rápido. O investimento inicial é de R$ 27.000.
- Check Check: atua no setor de consultoria financeira. O investimento inicial é de R$ 30.000.
- Fitta Turismo e Câmbio: atua no setor de serviços gerais, com foco em serviços e produtos de câmbio de moedas estrangeiras. O investimento inicial é de R$ 35.000.
- 2Call: atua no setor de serviços gerais, com foco em comunicação e sinalização. O investimento inicial é de R$ 36.900.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Participe.