Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vantagens e benefícios de sair da informalidade












"Vencer tais obstáculos e atrelar-se a formalidade significa uma série de novas e positivas condições", afirma especialista

Registrar, ou não, a empresa? É importante ou serve apenas para que o governo cobre mais impostos sobre o lucro obtido? Quais as vantagens e desvantagens de efetivar esse registro? Estas são perguntas comuns para quem possui uma empresa ainda clandestina.

Registrar a empresa acarreta, sim, certos “prejuízos”. Através do registro, o sistema tributário cobrará impostos, e devido aos altos valores estipulados pode parecer inconveniente. A regularização deve acarretar também na contratação de um contador. Outra despesa necessária. Por outro lado, os benefícios são ainda maiores.

Para Pedro Lotti, diretor da PLL, executivo com mais de 35 anos de experiência, ter um nome exclusivo, por exemplo, que só poderá ser usado pela sua empresa pelo tempo que desejar é o primeiro ponto positivo. “Imagine que sua empresa apresente uma atividade lucrativa, com excelente crescimento. Como administrar um crescimento promissor mantendo-se na ilegalidade? No mundo clandestino, mesmo através de relações lícitas, o fato de a empresa não ser legal, acarreta um crime contra a ordem tributária”, explica o executivo.

No universo empresarial regularizado nem tudo são flores. A carga tributária é altíssima, a burocracia é desanimadora e o judiciário caminha a passos de formiga em suas decisões. Porém, Lotti afirma que, ainda assim, a outra vertente é muito mais vantajosa. “Vencer tais obstáculos e atrelar-se a formalidade, significa uma série de novas e positivas condições. É garantido o direito de a empresa participar de licitações públicas, captar empréstimos formalmente, montar filiais, fazer parcerias, registrar sua marca, poder divulgá-la, efetivar funcionários”, finaliza.

Um empresário que busca o sucesso em seu negócio deve considerar que para alcançar este objetivo algumas ações são necessárias. A contratação de funcionários, o estabelecimento da empresa em um local adequado, a movimentação de contas bancárias, o investimento em equipamentos, são algumas características imprescindíveis para o crescimento da empresa, e que, só podem ser realizadas através da regularização do negócio.

Um comentário:

  1. Claro que sair desta informalidade não é tão simples, quero dizer para quem tem uma pequena padaria, um bar, este tipo de empreendedor jamais estará disposto a ser sugado pelo fisco, e tais argumentos de que mencionou acima acredito que não sejam atrativos para engrenar na legalidade. Em números quem vai querer ganhar na formalidade 10 se vai perder 3, ou quem vai querer ganhar na informalidade 10 para não perder nada! Infelizmente o empreendedor vê assim. Estou pesquisado como mudar essa visão é vê se há algo para ter uma argumentação.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Participe.