Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Excelente matéria sobre uso de cartões de crédito.


Use melhor seu cartão

Fuja das dívidas e conheça os benefícios que você tem em mãos

Em janeiro deste ano, a emissão de cartões de crédito cresceu 19% em relação ao mesmo mês do ano anterior. "O crescimento da economia nos últimos anos aumentou as vendas no comércio e as pessoas substituíram o dinheiro e o cheque pelo cartão", diz Marcelo Noronha, diretor de comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em São Paulo. A expectativa é que este ano o número de cartões chegue a 135 milhões, 9% a mais que em 2008. A expansão do cartão de crédito como meio de pagamento prosperou porque o mecanismo é rápido e fácil de usar. “Para o cliente que quer viajar é interessante ter um cartão que permita acumular pontos e trocar por passagens aéreas”, diz Erick Luiz, vice-presidente de produtos da Mastercard, em São Paulo. Há bancos que oferecem cartão de crédito específico para aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com anuidade gratuita para quem tem conta no banco. O pagamento das despesas é descontado diretamente do valor da aposentadoria que o cliente recebe.

ABRA O OLHO!

Para quem não consegue controlar gastos, o cartão de crédito pode ser um pesadelo. Quem paga a fatura após a data de vencimento, parcela a dívida ou paga o valor mínimo devido precisa arcar com a taxa de juros, que chegou a 10,68% em abril, em média, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O ideal para quem não consegue organizar as contas é optar por limite baixo do cartão para gastar menos ou, em casos mais drásticos, abandonar o plástico. "Um grande erro é usar o cartão para parcelar a fatura", diz Miguel José de Oliveira, vice-presidente da Anefac. A dívida aumenta progressivamente e, na maior parte das vezes, fica impossível liquidar o valor devido. Se este for o seu caso, não se desespere. Procure a administradora do cartão e tente renegociar. Quanto mais cartões, mais dívidas e maior a exigência de controle financeiro. “O consumidor que tem mais de um cartão tem um gasto desnecessário com anuidade, porque a maioria dos cartões é aceita em qualquer estabelecimento”, diz Miguel.


As diferentes bandeiras
Veja as três principais bandeiras que administram os cartões de crédito e saiba qual é o diferencial delas:


A American Express oferece duas plataformas de cartões: compra e crédito. Na primeira, não há parcelamento mínimo da fatura e existe cobertura hospitalar internacional. E para todas as categorias de cartão de crédito não há cobrança de anuidade.


A Mastercard oferece quatro modalidades de cartão de crédito: desde um produto mais básico até um cartão mais completo. No geral, os benefícios são cobertura hospitalar, seguro de automóveis e reembolso de despesas médicas.
A Visa tem quatro tipos de cartão de crédito: da categoria feita para quem está começando a vida financeira até a mais sofisticada, destinada a quem está buscando conveniências e comodidades.


Fonte: http://vocesa.abril.com.br/organize-suas-financas/materia/use-melhor-seu-cartao-484781.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Participe.