Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

sábado, 9 de abril de 2011

Como montar um café - PME - EXAME.com


Como montar um café

Para ter sucesso no ramo, é preciso investir em planejamento, profissionais preparados, equipamentos e produtos de qualidade


Xícara de café
São Paulo - Abrir um pequeno café é o sonho de muitos executivos que pensam em deixar o escritório de lado. Mas se engana quem pensa que entrar no ramo é simples.
Para ter sucesso, um café exige uma grande dose de dedicação do proprietário. Fazer um bom planejamento, contratar os profissionais certos, investir nos equipamentos e produtos adequados – tudo isso exige muito preparo.

Confira a seguir as dicas da especialista Cleia Junqueira, coordenadora do Centro de Preparação de Café do Sindicafé de São Paulo e diretora da ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista) para abrir um café de sucesso:

Faça um curso de barista

O primeiro passo para quem pensa em entrar no ramo é entender tudo sobre café. Para poder contratar os funcionários certos, escolher os equipamentos e produtos adequados e supervisionar a qualidade dos serviço no seu estabelecimento, o profissional deve aprender quais são os passos e ingredientes para se fazer um bom café, “arte” ensinada no curso de barista. “É impressionante o número de pessoas que se aventuram a abrir uma cafeteria sem saber fazer um café”, conta Cleia. “Todo proprietários é obrigado a saber ir para a máquina fazer um café. Primeiro para pode ajudar em horários de pico se for preciso e, segundo, para saber cobrar o trabalho do barista”, explica.

Elabore um plano de negócios

Como em qualquer negócio, antes de abrir um café é necessário fazer um planejamento detalhado. Não existe uma fórmula única, mas é importante que o documento contenha dados como o investimentos necessários para abrir o negócio – incluindo ponto, reformas, decoração, equipamentos, capital de giro, funcionários, etc. –, projeção de faturamento, análise do mercado e da concorrência. O objetivo principal é identificar se há de fato uma oportunidade para lucrar com o negócio e evitar surpresas desagraveis na hora de colocar a mão na massa. Segundo Cleia, o investimento médio para abrir um café é de 250 mil reais.

Encontre o ponto ideal

Encontrar um bom ponto é absolutamente fundamental para o sucesso da empreitada. “É importante que seja um local que passe muita gente”, define Cleia. Segundo a especialista, uma cafeteria só um bom negócio se tiver um alto volume de café vendidos. Para ter um bom faturamento, é preciso vender de 300 a 400 xícaras de café ao dia.“O lucro na venda um café é alto. Uma xícara de expresso custa R$ 0,40 e é revendida por R$ 3,50 a R$ 4. O markup é alto, mas o valor unitário é baixo, portanto é um negócio que requer volume”, enfatiza. E, para ter volume, é preciso ter visibilidade, por isso é fundamental escolher um ponto bem localizado.
Crie um ambiente agradável

A atmosfera é tudo em um café. Fazer com que o cliente se sinta à vontade é fundamental para conquistar um público fiel. “É importante investir em móveis confortáveis e iluminação adequada”, destaca Cleia. Alguns empreendedores gostam de mesclar o café com uma livraria ou revistaria, por exemplo. Oferecer conexão Wi-Fi também pode ser um diferencial, mas o proprietário deve pesar os prós e contras. “Tem muita gente que usa a cafeteria como escritório. Compra uma água e passa o dia ocupando uma mesa. Tem até casos de briga por tomada em alguns cafés”, alerta a especialista.
Invista em um bom cardápio

Para garantir receitas adicionais, é importante incluir itens variados no cardápio, como salgados e doces. Também é interessante incluir uma opção de almoço. “Pode ser uma massa ou uma quiche. Tem fornecedores que já entregam isso pronto, é só esquentar”, aconselha Cleia. Uma vez definido o menu, é fundamental dar uma atenção especial às fotos do cardápio. “É o que vai fazer o cliente experimentar as novidades da casa”, destaca a especialista.

Escolha bem os fornecedores


A qualidade dos equipamentos e da matéria prima utilizada impacta diretamente no café que será servido ao cliente. “É preciso visitar os fornecedores para entender quem oferece o melhor custo-benefício, atendimento e assistência técnica”, destaca Cleia. Entre os equipamentos e utensílios necessários para começar o negócio estão geladeira, microondas, liquidificador, espremedor de suco e louça, entre outros – o mix varia conforme o tamanho e perfil do negócio. Um item indispensável é a máquina de expresso, que pode ser alugada (o custo médio é de R$ 500 a R$ 700) ou comprada (R$ 18 mil a R$ 22 mil). Uma dica da especialista é utilizar recursos do BNDES para adquirir o equipamento. “A prestação sai pelo mesmo preço do aluguel e em três anos a máquina é sua”, diz. Utilizar um grão de boa qualidade na hora de fazer o café também é fundamental. “O empreendedor pode trabalhar com o produto mais caro que quiser, porque se tiver volume, vai ter lucro”, enfatiza a especialista.
Contrate bons profissionais

Ter um bom barista atrás do balcão é um fator decisivo para o sucesso do negócio. Um profissional do ramo começa ganhando um salário mínimo, mas os bons baristas chegam a ganhar até R$ 1,5 mil mensais. “Além de dominar a técnica, é importante que seja uma pessoa atenciosa, que saiba conversar com os cliente”, aponta Cleia. Também é fundamental que o profissional mantenha-se atualizado e atendo as tendências do segmento. “O cliente que aprecia café gosta de conversar sobre o assunto e o barista tem que estar pronto para falar”, diz a especialista.

Promova o seu café


Com tudo pronto, é hora de promover o seu café. Procure a ajuda de especialistas para criar uma marca e desenvolver a identidade visual do negócio. Realizar eventos culturais, como exposições e lançamentos de livros, é um caminho para chamar a atenção da freguesia. Outra dica é criar um cartão de fidelidade, oferecendo aos clientes recorrentes algum bônus, como um café grátis a cada dez cafés pagos.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-montar-um-cafe


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