Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sete receitas para um líder completo.












E que se você pudesse ter vários clones no lugar de seus liderados, seu negócio renderia muito mais? Você não está feliz com sua equipe e gasta tempo demais fazendo o que seus funcionários deveriam ter feito? Talvez esteja na hora de usar estas sete receitas de um líder completo:


1. Delegação – Um dos grandes problemas em aprender a delegar, sem abdicar, é confiar que os membros da sua equipe serão realmente capazes de executar as tarefas que você lhes atribuiu. Só existe uma fórmula: deixá-los atuarem, após um treinamento com receitas do que eles têm de fazer e quais os ingredientes que vão usar. Você também precisa mostrar como eles devem fazer e o que eles ganham ao fazerem melhor. Agora, você pode acreditar que eles vão acertar, pois você os treinou e conferiu todos os ingredientes colocados nas receitas.


2. Avaliação – Quando sua equipe estiver com as receitas na ponta da língua e sabendo que a qualquer momento eles podem ser avaliados, eles se preocuparão em fazer mais e melhor, mesmo sem a sua presença. Esse é o segredo para ter tempo suficiente para você investir no aumento de seus lucros e, com isso, pagar melhor os melhores e ter uma, duas ou, quem sabe, uma rede de lojas de sucesso.

3. Nivelamento – Faça o nivelamento por cima. Trate os diferentes de forma diferente: elogie o ponto positivo do funcionário e, de preferência, em grupo.Todos têm algo de positivo. Seja sincero, não invente. Assim, você mostrará para sua equipe que há gente melhorando na sua empresa. Agora, se você não está satisfeito com o desempenho de seu liderado, procure ver onde ele está errando. Marque uma reunião individual, exponha o problema e mostre que tem a finalidade de descobrir como é possível ajudá-lo. Toda vez que você estiver frustrado com o desempenho de seu funcionário e não expor seu desapontamento, você estará fazendo o nivelamento por baixo.

4. Conhecimento – Pare de responder o que seus liderados deveriam saber. Incentive a busca do conhecimento. Toda vez que você responde o que eles deveriam saber, você abre um precedente a ser o solucionador de problemas deles, pois é muito mais fácil perguntar que pensar, estudar e procurar respostas. Mude ou você vai acabar fazendo o que eles são pagos para fazer.

5. Independência – Cuidado! Se você acha que precisa muito do funcionário e faz o trabalho para o qual você o remunera, pode ser que não precise tanto dele assim. Liste as receitas que já funcionam em seu ramo, crie novas, faça adaptações em receitas já existentes, ensine-as, teste-as e, após a eficácia comprovada, ensine aos seus liderados. Assim, você terá tempo para gastar com o que realmente lhe será útil.

6. Reunião Coletiva – Faça reuniões coletivas com seu pessoal. Nelas devem ser divulgados os pontos positivos de cada indivíduo, ou seja, você deve mostrar para sua equipe o quanto e como cada pessoa tem contribuído para o sucesso de seu negócio. Assim, estará valorizando e cultivando bons hábitos.

7. Reunião Individual – Utilize essa reunião como ferramenta de suporte para saber como você pode ajudar seu liderado a melhorar. Escreva os pontos que você considera que ele precisa aprimorar, deixe-o consciente de que você não está satisfeito com o comportamento dele. Você sempre deve focar o comportamento, pois dessa maneira fica mais fácil de corrigi-lo; cuide-se para não levar para o lado pessoal. Uma dica para distinguir comportamento é que ele pode ser medido, calculado, gravado, filmado e fotografado.

Alessandro Balbino é Professor, Palestrante, presidente da Business Treinamentos e Consultor Empresarial. Aumente suas vendas: Visite o site: www.businestp.com

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