Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

VOCE S/A - O Seu portal de gestao de carreira

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E-mail sem erro

Júlia de Medeiros (undefined) 11/05/2009

Não existe um manual de etiqueta para enviar e-mails, mas bom senso na hora de respondê-los e escrevê- los é fundamental para ficar bem com o chefe, os colegas e os clientes. “Um erro comum é enviar respostas escritas de cabeça quente, num momento de estresse e chateação. Já vi parcerias importantes serem desfeitas por causa disso”, diz a consultora de etiqueta empresarial Maria Elisabeth Farina Guirao, autora do livro A Etiqueta que Faz a Diferença nas Empresas (Novatec). Nesses momentos, o e-mail acaba virando um confessionário. E o objetivo é que, no trabalho, ele seja mais impessoal e informativo. Veja as dicas abaixo e lembre-se delas antes de escrever suas próximas mensagens.

1. AO VIVO

Antes da internet, já existia comunicação. Não custa nada caminhar até a mesa de seu colega ou ligar para o cliente. Se necessário, o conteúdo da conversa pode ser resumido e enviado por e-mail apenas para registro.

2. CALMA

Se você recebeu uma mensagem que não o deixou feliz, espere um pouco para respondê-la. Dica de Sérgio Chaia, presidente da Nextel: “Escrevo uma mensagem na hora que estou de cabeça quente e outra no dia seguinte, para enviá- la realmente. A diferença é notável”. As mensagens enviadas por e-mail são interpretadas com mais rigidez e não permitem um pedido de desculpas em seguida, como em uma conversa.

3. CLAREZA


Ao escrever um e-mail preencha o assunto da mensagem. Isso ajuda a saber logo de cara do que se trata. Se quem recebeu seu e-mail precisar voltar a falar no assunto, não perderá tempo.

4. FORMA

Mantenha a formalidade, mesmo que a troca seja entre colegas. Muita intimidade pode criar mal-entendidos.

5. OBJETIVO

Faz parte do seu trabalho, ao transmitir uma mensagem, deixá-la o mais objetiva possível. Tópicos funcionam melhor do que longos parágrafos. É importante deixar claro também o que você espera de quem está lendo seu e-mail.

6. TEMPO


Ao receber uma pergunta que não sabe responder, mas sabe quem é a pessoa mais indicada para isso e vê que ela está copiada no e-mail, não desperdice seu tempo enviando mensagens como “Acho que Fulano poderá ajudar”. Evite ser aquele que envia e-mails desnecessários.

7. ANEXOS

Cuidado com os anexos. Todos os servidores têm limites, inclusive o seu. Se forem muitos, e realmente necessários, procure zipá-los. Outra dica é utilizar servidores que hospedam os arquivos na internet. Nesse caso basta copiar o link no corpo do e-mail. Se você tem dúvidas sobre mandar o anexo, mencione sobre ele no corpo do texto e se coloque à disposição para enviar àqueles que desejam recebê-lo.

8. DESTINO


Ao copiar outras pessoas no e-mail, para que elas tomem conhecimento do conteúdo, é necessário certa cautela. Esteja atento para não esquecer quem realmente deveria estar entre os destinatários. Quanto aos seus chefes, questione-se se eles devem estar ali. Você pode perder credibilidade se incluí-los sempre e sem necessidade.

9. FINAL

Fique de olho também na sua assinatura. Ela serve como um cartão de visitas. Mantenha- a curta, apenas com as informações mais importantes: nome, empresa, cargo e contatos. Nada de fazer de sua assinatura um minicurrículo.


Fonte: VoceSA

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