Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

As respostas que os recrutadores realmente querem ouvir numa entrevista de emprego - O Globo Online

As respostas que os recrutadores realmente querem ouvir numa entrevista de emprego - O Globo Online

RIO - Antes de uma entrevista de emprego, os candidatos costumam se preparar para responder às inúmeras perguntas do recrutador. Mas será que eles realmente entendem exatamente o que o entrevistador quer e precisa saber? De acordo com Brad Karsh, presidente da empresa americana de consultoria de carreira JobBound, a maioria dos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho não sabe o real motivo pelo qual o entrevistador faz uma determinada pergunta:

- Eles normalmente pensam que é uma competição para tapear o entrevistador - diz Karsh, em artigo publicado no site da Monster Brasil, empresa de recrutamento e recolocação de profissionais.

Na realidade, diz Peter Vogt, especialista em carreiras convidado pelo site, os empregadores não têm tempo nem inclinação para brincar com o candidato, especialmente durante o processo seletivo. O entrevistador não está tentando "passar a perna" em ninguém, acrescenta, mas sim avaliar suas respostas a seis perguntas essenciais. São elas:

1 - Você tem as habilidades necessárias para realizar o trabalho?

De acordo com Karsh, em primeiro lugar, o empregador deve determinar se o candidato tem as habilidades necessárias para o cargo. Por exemplo: o conhecimento de programação para administrar um banco de dados ou a habilidade com a escrita para trabalhar em um jornal como repórter.

- Fazendo perguntas especulativas sobre o que o candidato já fez, o entrevistador saberá se ele possui as habilidades necessárias - acrescenta Karsh.

Mas o recrutador também está procurando habilidades interpessoais que serão necessárias para o candidato ser bem-sucedido no trabalho e na organização, como a capacidade de trabalhar bem em equipe ou a capacidade comum de descobrir coisas passando por um treinamento básico, completa Terese Corey Blanck, diretora de desenvolvimento de estudantes da empresa Student Experience e parceira da empresa de consultoria College to Career.

2 - Você se enquadra?

A primeira preocupação de toda organização é a possível adequação do candidato a um determinado departamento, acrescenta Terese. Isso significa que o entrevistador está tentando constatar não só se o entrevistado é adequado para as atividades da empresa e do departamento, mas também se complementará os talentos de seus possíveis colegas de trabalho.

3 - Você entende a empresa e sua finalidade?

Se a organização atender a suas aspirações de carreira, naturalmente você terá motivação para realizar um bom trabalho - e permanecer mais de um ou dois meses, explica Terese.

- A empresa não quer que alguém assuma o cargo porque é um trabalho compatível com suas habilidades. Quer alguém que se entusiasme com sua missão e com o que faz - diz a consultora.

4 - Como você se destaca dos outros?

Você está sendo avaliado com relação a outros candidatos para o emprego. Em outras palavras, essa avaliação é feita em uma curva, onde o entrevistador irá comparar constantemente seu desempenho com o dos outros candidatos.

5 - Você pensa de acordo com a empresa e o trabalho que realizará?

Terese afirma que, durante o processo seletivo, sempre procura alguém que tenha uma atitude prática:

- Quero alguém que goste de desafios e tenha motivação para se sair bem.

Ela ressalta, porém, que o empregador não pode treinar alguém para agir assim, mas pode contratar alguém que já é assim.

- Se não fizer isso, acabará contratando um funcionário com desempenho insatisfatório.

6 - Você quer o emprego?

A maioria dos empregadores sabe melhor do que ninguém que nem todos os entrevistados realmente querem assumir o cargo oferecido. Eles reconhecem que alguns candidatos estão explorando suas opções, enquanto outros fazem a entrevista em uma empresa com a qual não se identificam apenas para desenvolver suas habilidades em entrevistas.

O candidato precisa provar que realmente quer o trabalho, diz Al Pollard, recrutador de universitários sênior da Countrywide Financial:

- Uso a analogia do cavador de fosso: muitos podem cavar fossos, mas poucos estão dispostos .E só alguns querem realmente fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Participe.