Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

sábado, 12 de março de 2011

Erros de recrutadores podem resultar em contratações equivocadas

Erros de recrutadores podem resultar em contratações equivocadas


Muitas vezes, o que está escrito no currículo não traduz necessariamente a experiência do candidato.



Selecionar o melhor profissional entre os melhores não é tarefa fácil. Analisar as qualificações e perceber qual perfil é o mais adequado para determinada vaga é um exercício de paciência que requer muita atenção e minúcia. Qualquer deslize pode ser fatal e comprometer todo o processo, resultando em uma contratação equivocada.

Segundo Silvia Moraes, diretora da Moraes Cursos, empresa especializada em treinamentos de legislação empresarial e comportamento organizacional, a escolha do profissional certo é feita por meio de técnicas e ferramentas adequadas. "O profissional incumbido da seleção deve conhecer detalhadamente a vaga e, após criterioso desenho do perfil da mesma, terá mais facilidade em encontrar o candidato que se adapta às exigências do cargo", afirma.
Silvia ressalta ainda que a entrevista é uma das técnicas utilizadas, que exige preparo do entrevistador para que o mesmo tenha capacidade de analisar cada resposta do candidato, seja verbal ou corporal.

A veracidade das informações do currículo do aspirante à vaga só pode ser realmente checada quando este está sendo entrevistado. Muitas vezes, o que está escrito no currículo não traduz necessariamente a experiência do candidato. Há pessoas inserindo cursos que nunca fizeram ou qualidades que não têm.

Dessa forma, conduzir uma boa entrevista é possível, desde que sejam feitas perguntas abertas e específicas, que busquem na experiência anterior do candidato dados sobre sua capacidade de adaptação às exigências da vaga e da empresa contratante. Testes psicológicos e outros também são formas de checar o que é verdade e o que é mentira.

"Importante: hoje, existem muitos candidatos mais preparados que o entrevistador. Eles se valem de técnicas aprendidas em cursinhos que ensinam como sentar, o que falar, como se vestir etc., e isso impressiona, muitas vezes, o entrevistador despreparado", frisa Silvia.

Como as empresas devem proceder para conquistar os melhores profissionais os mais qualificados?
A resposta à pergunta acima também é complexa, começando pelo fato de que atualmente o profissional que busca uma colocação costuma procurar um local com boa reputação e ambiente de trabalho, entre outros atributos.

"As empresas devem investir em sua imagem, pois, certamente, os talentos serão atraídos", diz Silvia, argumentando que é necessário se dar importância ao endomarketing, à pesquisa mercadológica, enfim, à comunicação da empresa com o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Participe.