A nova demografia do Brasil
A edição desta semana da revista Veja traz uma reportagem que mostra as mudanças no perfil demográfico de um segmento da população brasileira, com base em estudos conduzidos pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, o brasileiro está vivendo mais e nas classes A e B a longevidade da população já supera os índices dos países desenvolvidos. Outra reportagem da revista mostra que o nível de consumo nas classes A, B e C está crescendo de forma acelerada.
Essas duas notícias sinalizam o volume de oportunidades que está se abrindo para as empresas no Brasil. A população vive mais e ganhou poder de consumo nos últimos anos. Algumas companhias já se deram conta desse movimento e já estão se posicionando para expandir sua participação no mercado. Um exemplo é a Natura. A empresa deu início no mês passado ao seu ciclo de planejamento estratégico para os próximos 20 anos. Para isso, pretende ouvir especialistas em diversas áreas antes de definir as metas. O primeiro convidado para falar ao comitê executivo (Comex) da Natura foi o ex-diretor da divisão de população das Nações Unidas, o demógrafo Joseph Chamie. Ele falou aos executivos da Natura no dia 10 de fevereiro e na sequencia endereçaria questões dos principais líderes da empresa.
Paralelamente, a Natura está revisitando seus programas de capacitação de líderes dê olho nas oportunidades que estão se abrindo no Brasil. A empresa quer que seus gestores e funcionários em posição de liderança sejam cada vez mais proativos, propositivos (em termos de melhorias de processos e inovação) e colaborativos. É um bom exemplo de empresa que está antenada às mudanças que estão em curso no Brasil e também de como essas mudanças se refletem na forma de fazer a gestão de pessoas.
Fonte: Revista Você S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Participe.