Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Avaliação de um ciclo e planejamento de um novo tempo. Ou, como planejar...

Quando um ciclo termina e nos colocamos em frente à uma tela e/ou um pedaço de papel para escrever sobre nossos planos e projetos para o novo ciclo que se inicia, é comum que façamos ou (re)façamos nossos planejamentos.

Neste planejamento necessário para que se norteie todos os seus passos no novo ciclo que se inicia, faz-se necessária também uma profunda  avaliação de tudo aquilo o que você planejara no ciclo anterior e, por algum motivo não conseguiu realizar ou executar.

"Um Planejamento é a mais sincera demonstração de respeito por todos aqueles que dependem de nós."

Um Planejamento; seja ele de cunho pessoal ou profissional; é a ferramenta mais indicada para que você possa ter sucesso em suas novas empreitadas. Se elas vão dar certo ou não, não é possível determinar. Mas podemos muito bem sim, minimizar os riscos de insucesso realizando planejamentos criteriosos e detalhados que permitam que nós avaliemos cada decisão tomada e tentemos corrigi-las de modo que possamos retomar o rumo certo.

"Quem decide pode errar, quem não decide, já errou."

Se você decidiu colocar algo em prática, faça-o. Não tenha medo de que não dê certo, mas ouse em colocar em prática seus planos. Só assim você saberá se sua decisão de realizar algo foi acertada ou não.

"O que não se mede, não se gerencia."

Tenha métodos de avaliação e meios de controle para que possas mensurar os resultados obtidos. Só assim saberás os pontos a corrigir e os novos rumos a traçar. Qualquer insucesso será temporário se você conseguir corrigir os eventuais erros a tempo e retornar ao caminho do sucesso. Para isso, toda medição faz-se necessária.

"Evite cometer os mesmos erros, mas não se lamente por erros novos que por ventura ocorram. Só erra quem tenta."

E aí, em um novo tempo que se inicia, temos vontade de colocar várias coisas no papel...

... Por isto, eleja prioridades.

Realize primeiro aquilo que é necessário. Depois o que é preciso e por último (mas não menos importante) aquilo que não se enquadram nas duas categorias anteriores.

Um Planejamento resume-se em 4 etapas. Planeje, execute, meça, avalie e corrija eventuais distorções com relação aos seus objetivos.

1) Planejamento
2) Execução
3) Controle
4) Agir corretivamente

Desejo pra você o melhor dos anos de sua vida. Prepare-se pois o melhor da vida vai começar.

Não estacione no passado. Avalie-o e veja quais lições a tomar, mas não perca muito tempo com isso.

"“Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente. Quem vive de passado não aproveita o presente e nem planeja o futuro.” (Regina Brett, escritora americana)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Participe.