Perfil Profissional

Curitiba, PR, Brazil
Administrador de Empresas com mais de 18 anos de experiência em cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais, responsável pela gestão de equipes multi-funcionais, abertura de carteira de parceiros de negócios nos segmentos de Serviços e Comércios Varejista, Atacadista e Distribuidores, com alcance nacional, tendo negociado diretamente com grande número de empresas nestes segmentos. Comentarei neste blog notícias que possam interessar aos profissionais da área comercial, assim como eventuais oportunidades de negócio e tendências nos segmentos de Telecom e Varejo.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aprenda a identificar os sintomas da depressão infantil | Saúde da Criança

Aprenda a identificar os sintomas da depressão infantil

Tristeza e agitação podem ser alguns dos sintomas

A depressão e o transtorno de ansiedade já deixaram de ser problemas só de adultos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada cinco pessoas sofre com essas duas doenças. Tristeza e agitação, dois comportamentos antagônicos, podem ser sintomas da depressão. 


“Muita gente relaciona depressão com tristeza, então já imagina aquela criança quieta, no seu cantinho. Essa é uma via de diagnosticar o problema, mas não é a única. A agitação também é uma forma de representar a depressão infantil. Qualquer alteração de comportamento já deve deixar os pais em alerta”, esclarece o psicólogo credenciado ao Convênio Psicológico doGrupo SIP, André Uniga Junior.




A agitação é uma maneira de exteriorizar esse sentimento de solidão e desgosto com alguma coisa que vem acontecendo ao seu redor. “Muitas vezes, a criança não sabe o que fazer com a tristeza, então a forma de expor isso é através da agitação. Em alguns casos, pra chamar a atenção e quando a gravidade é ainda maior, a criança começa a se cortar, a se bater, tudo para que as pessoas a percebam”, comenta Uniga. 



Para tratar a depressão infantil, nada impede a psicoterapia. André nos citou um exemplo de uma criança de seis anos que, durante o processo de separação dos pais, começou a apresentar sintomas graves de depressão. “Segundo a família, ele sempre foi uma criança agitada, tanto na escola quanto na família, mas quando chegava em casa, abraçava o travesseiro e chorava. Uma das irmãs percebeu e os pais nos procuraram”, conta. Atualmente, o caso dessa criança já apresenta uma melhora considerável e alguns jogos e terapias mais específicas têm feito com que o menino se solte mais. “Ele mesmo já me pede pra fazer as brincadeiras, e essa evolução é importante”, acrescenta. 


depressão infantil sintomas

Foto: Sxc, Divulgação

Bullying na infância 
Depois da tragédia em Realengo, no Rio, onde o jovem Wellington Menezes de Oliveira assassinou 12 crianças (clique aqui e relembre o caso), o termo bullying praticamente virou tema constante na mídia. Mas o que isso tem a ver com depressão? 



“No caso do bullying, é importante a gente dizer que a depressão infantil é um sintoma, e não a doença. A gripe, por exemplo, é uma doença; um dos sintomas é o ato de espirrar. Então, nesse caso, o bullying passa a ser um sintoma, que muitas vezes vem desse abuso que é feito na escola. Pode ser abuso tanto físico, como usar óculos, ser mais gordinho ou até mesmo muito magro, ou abuso moral, se a pessoa é mais introvertida, é mais quieta”, esclarece o psicólogo. 




Então, pais e responsáveis, fiquem de olho: alterações significativas no comportamento da criança pode ser um sinal de depressão. É hora de procurar o atendimento com um especialista e não deixar o problema evoluir! 



Transtorno de ansiedade
:: Quando a pessoa é colocada na cama, mas não dorme, e isso torna-se algo recorrente.
:: Alguns sintomas físicos também podem estar relacionados com o transtorno de ansiedade, como dor de barriga, diarreia e dor de cabeça.
:: Se a criança e adolescente é muito perfeccionista é hora de refletir. Se ela é apresentada a um jogo diferente, por exemplo, e não tenta brincar com medo de errar, algo pode estar errado.
:: Quando tem muita dificuldade em lidar com mudanças, desde as simples, como a troca do local de um piquenique, até as mais importantes, como mudar de cidade.



depressão infantil sintomas
Foto: Sxc, Divulgação




Depressão 
:: Quando a criança ou adolescente começa a acordar cedo, sentindo-se mal. 
:: Quando tem pensamentos negativos com frequência, demonstrando falta de esperança. 
:: Quando fica isolada, longe de amigos e indiferente com a família. 
:: Quando apresenta alguma agitação.
:: Quando ela não sente prazer em nada, nem com comida nem com brincadeiras.






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Participe.